12.8.12

Conheça a arte do Glitch: produto da tecnologia que deu errado

Glitch (ou bug) é um fenômeno frustante da tecnologia. Confundiu? A imagem abaixo já define.
Antigamente esse fenômeno era mais comum. Cinemas e video-games batiam o recorde!
Antes de tudo mais é preciso saber que todo arquivo visual audiovisual é composto por um código-fonte (conjunto de caracteres que fazem a mídia rodar no computador), se ficou curioso é só abrir uma foto com o bloco de notas, que vai estar todo lá. Aparece algo mais ou menos assim. Quando este código-fonte é alterado (aleatória ou forçadamente) é como se houvesse um erro de programação sem nenhuma causa aparente e é ai que o Glitch entra em cena.


Em pensar que programadores morrem de xingar toda vida que uma tela azul é o resultado de um trabalho, sem saber que isso é a arte do momento. Então quando você estiver tentando editar alguma coisa e 'der pau', lembre-se que tem muita gente tentado fazer isso virar arte. Tá duvidando? Já viu a última campanha do McQueen?


Ainda existe gente que encara a tendência como hobby. Na verdade, o Glitch existe desde de 2003, mas só veio pegar força mesmo agora com os novos portais de compartilhamento de imagens, como o Flickr, o Pinterest e o Tumblr.



Stephanie e Sportacus de Lazy Town
Rusalochka do filme Русалочка.
Monalisa de Leonardo da Vinci também ganhou uma nova versão.
Uma das maneiras de conseguir um bug parecido com esses é com sua câmera digital com as pilhas bem fracas, por sorte, alguma possa sair assim (as chances aumentam com o uso do flash). Mas para quem não quer se dar a esse trabalho, eu encontrei um site que faz tudo por você. Se trata do GlitchMap, é só escolher a imagem e ajustar a aparência e salvar. Olha o que eu fiz com uma minha já um pouco antiga:


O design da imperfeição também acontece muito com músicas, principalmente quando o download dá erro bem no começo. Por fim, existe até um estilo de música eletrônica para o Glitch, a Glitch music (escrevi o post inteiro ouvindo elas), que são muito confundidas com o Dubstep (que imita o som de robôs). O duo Team Doyboi é especialista no estilo musical e tanto o som como o clipe seguem a reta.



Curtiu?
Imagens: Reprodução.
Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

Próxima Página Próxima página Início
 

Aviso Legal

NOVE DICAS é um blog voltado à moda. Todo o conteúdo postado é de Milton Sobreira, a não ser que o autor seja especificado. As fotos publicadas são de sites externos e NOVE DICAS. Caso possua algum direito sob alguma imagem e não quer que ela apareça em NOVE DICAS, entre em contato e a mesma será removida. Licença Creative Commons